TAP TEST​

TAP TEST é um exame de grande procura atualmente, principalmente pela necessidade de um diagnóstico diferencial da Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN). O exame é realizado em nosso serviço por uma equipe multiprofissional, formada por especialistas da área de neurologia, patologia clínica, neuropsicologia e neurofisioterapia. O teste tem como principal função auxiliar na confirmação diagnóstica e prognóstica da HPN. O exame consiste em duas etapas principais:

Primeira Etapa: Avaliação Fisioterapêutica, onde são realizados testes de desempenho de marcha do paciente.
Avaliação Neuropsicológica, direcionada a avaliação das capacidades cognitivas (memória, rapidez perceptivo-motora e habilidade viso-construtora.
Punção Lombar: Retirada de 30 a 50mL de liquor.

Segunda Etapa: Duas horas após a Punção Lombar, são repetidos os testes Fisioterapêutico e Neuropsicológico para avaliação de possível melhora em comparação aos primeiros testes.

O resultado é considerado positivo quando há melhora objetiva nas medidas de marcha e/ou cognitivas após a punção lombar. Quando positivo, reflete uma chance maior do paciente se beneficiar do tratamento cirúrgico de colocação de uma válvula ventricular. O teste tem duas funções principais:

  • Confirma o diagnóstico de HPN.
  • Quando positivo, reflete uma maior chance do paciente se beneficiar do tratamento cirúrgico de colocação de válvula.

Busca auxiliar no diagnóstico da Hidrocefalia de Pressão normal e avaliação do possível sucesso da implantação de uma válvula de derivação. É realizado por especialistas, neuropsicólogos e fisioterapeutas, que aplicam testes e avaliam o desempenho quantitativo do quadro clínico cognitivo e função motora/marcha antes e horas após a realização da punção lombar com retirada de grande volume em geral no mínimo 30ml e máximo de 50 ml, com emissão de um laudo final concluindo uma possível melhora ou não do quadro após a punção de drenagem.

Pacientes que realizam o procedimento TAP TEST, e respondem positivamente, com declínio dos sintomas (alteração de marcha, comportamento e incontinência urinária), após a punção, há a indicação da Derivação Ventrículo-Peritoneal (DVP), ou seja, um procedimento cirúrgico, que estabelece uma comunicação entre os ventrículos cerebrais e o peritônio (membrana que recobre a parede abdominal) por meio de um cateter. Isso irá implicar no desvio do líquido cefalorraqueano para a cavidade abdominal, e assim, baixar a pressão no sistema de líquor.

1º PARTE

Avaliação Neuropsicológica e Avaliação de Marcha no Laboratório de Marcha

2º PARTE

Coleta do Líquido Cefalorraqueano

3º PARTE

Reavaliação Neuropsicológica e de Marcha

Para a realização do TAPTEST o CR Liquor conta com instalações físicas confortáveis, equipamentos e estrutura altamente modernizada, trazendo extrema qualidade e atendimento personalizado desde a punção, realizada por médicos especialistas com mais de 30 anos de experiência, passando pela análise do Líquor, até a emissão do laudo conclusivo. Realizamos todos os exames em nossa própria unidade (in house) garantindo assim segurança e agilidade em todos os processos e segurança na liberação dos laudos de todos os dados necessários para o fechamento do diagnóstico.

*Pode-se associar ao TAPTEST a dosagem de biomarcadores da Doença de Alzheimer, que eventualmente pode auxiliar num diagnóstico mais completo do paciente.

Referência: https//:abneuro.org.br

Contato – Unidade São Paulo

Tel: (11) 2373 3352
Plantão 24h: (11) 96327 6867 Agendamentos Ambulatoriais:
(11) 98837-9918
Contato – Unidade Brasília

Tel: (61) 3550-1660
Cel:  (61) 99549-1930

Atendimento

Segunda a Sexta – 08:00 às 17:00

Unidade Santo André:

Segunda a Sexta – 7:30 às 18:00 – coleta a partir das 8h
Sábados: 7:00 às 11:00 – coleta a partir das 7h

–  ATENDIMENTO HOSPITALAR  –

24 Horas

Entre em contato