Entenda a relação do Exame de Líquor na investigação do AVC

Você sabia que o AVC (Acidente Vascular Cerebral) está entre as principais causas de morte e incapacitação física no mundo?  Estima-se que após um AVC, cerca de 70% das pessoas não retornam aos seus postos de trabalho, devido às sequelas, e 50% tornam-se dependentes, principalmente no que diz respeito às atividades do dia a dia.

Embora seja uma condição que acometa, geralmente, pessoas acima dos 60 anos de idade, ainda assim pode ocorrer em qualquer faixa etária e isso inclui até mesmo crianças.

Não é à toa que diversos estudos revelam que o número de casos de AVC entre os jovens tem crescido. E não para por aí: a Organização Mundial de AVC prevê que uma a cada seis pessoas no mundo terá um Acidente Vascular Cerebral ao longo da vida.

Afinal, por que o AVC ocorre?

Há dois tipos de AVC’s, o Hemorrágico e o Isquêmico, que acontecem por motivos diferentes.

O AVC Hemorrágico ocorre quando um vaso cerebral se rompe e provoca uma hemorragia, que pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge. Este tipo representa apenas 15% de todos os casos de AVC no mundo, porém é considerado o mais perigoso, pois está associado a um maior número de óbitos do que o AVC Isquêmico.

O AVC Isquêmico, por sua vez, é mais comum e representa 85% de todos os casos. Ele é desencadeado pela obstrução de uma artéria, que normalmente é causada por um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia), responsável por bloquear a passagem de oxigênio para as células cerebrais, matando-as.

Sinais que indicam um AVC

  • Perda súbita de força e formigamento no rosto, braço ou perna de um lado do corpo;
  • Alterações na fala, compreensão, visão, equilíbrio e coordenação;
  • Confusão mental;
  • Dor de cabeça forte, súbita e sem causa aparente;
  • Vertigem ou dificuldade para caminhar.

Investigação do AVC

Geralmente, o diagnóstico do AVC é feito por meio de exames de imagem, que permitem identificar a área do cérebro afetada e o tipo de acidente vascular, ou seja, se é isquêmico ou hemorrágico.

A TC (Tomografia Computadorizada) do Crânio é o exame de imagem mais utilizado, principalmente, para avaliar inicialmente o AVC Isquêmico Agudo, visto que demonstra sinais precoces de isquemia.

Para isso, a TC deve ser realizada o mais rápido possível e repetida em 24 até 48 horas nos casos em que não sejam evidenciadas alterações no exame inicial ou que tenham tido uma evolução insatisfatória.

A Ressonância Magnética Encefálica com Espectroscopia ou ponderada para perfusão ou difusão, também pode ser realizada, porque apresenta positividade maior que a Tomografia Computadorizada nas primeiras 24 horas para o AVC Isquêmico.

A Angiografia Cerebral, ocasionalmente, é feita nos casos de HSA (Hemorragia Subaracnoidea) ou Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico de origem desconhecida.

Exame de Líquor e AVC

O Exame de Líquor ou Líquido Cefalorraquiano é indicado nos casos de suspeita de HSA com Tomografia Computadorizada negativa e de vasculites inflamatórias ou infecciosas.

No caso de AVC Isquêmico, o exame do líquor pode auxiliar na investigação, por meio da análise das alterações quimiocitológicas. A análise do líquor, por meio da citologia e principalmente da dosagem da proteína, também ajuda na avaliação do impacto ou repercussão da parte do cérebro que passou pela isquemia.

Já no caso de AVC Hemorrágico discreto, o exame do líquor possibilita a elucidação diagnóstica, principalmente, se o acidente tiver acontecido há alguns dias (sete, 14 ou até mais dias), pois pode ocorrer o aparecimento de células sinalizadoras de hemorragia anterior.

Em quadros de AVC Hemorrágicos já diagnosticados pela Tomografia Computadorizada, a análise do líquor auxilia na quantificação da hemorragia e no entendimento do estado de inflamação e racional ao sangue do espaço subaracnoide, por meio da análise da contagem das hemácias e células e das dosagens de proteína, glicose e lactato.

Por fim, as micro-hemorragias muitas vezes não são diagnosticadas pelos exames de imagem, desta forma, o exame de líquor pode ajudar até mesmo antes de uma angiografia cerebral.

Tratamento

Ao perceber qualquer sinal que indica um AVC, procure imediatamente ajuda médica, pois há formas de tratar o quadro e evitar complicações ou sequelas. O tratamento do AVC Isquêmico, por exemplo, baseia-se na reperfusão, ou seja, desobstrução do vaso cerebral ocluído com o trombolítico, que é injetado na veia do braço e circula pela corrente sanguínea até o vaso cerebral afetado. A finalidade do medicamento é desfazer o coágulo que entope a circulação e normalizar a circulação cerebral.

Prevenir é melhor do que remediar!

Embora muitos fatores de risco não possam ser alterados, como genética, idade e predisposição, em contrapartida, adotar alguns cuidados pode prevenir ou reduzir e muito o risco de AVC, dentre os principais estão:

  • Não fumar e evitar o consumo de álcool;
  • Manter uma alimentação saudável e o peso corporal controlado.
  • Beber bastante água;
  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Levar uma vida menos estressante;
  • Manter a pressão arterial controlada, assim como a glicose.

A adequação dos hábitos de vida é primordial para prevenir o AVC e outras doenças graves. Cuide da sua saúde!

Referências

A investigação na fase aguda do AVC (Acidente Vascular Cerebral)

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302004000200018

Acidente Vascular Cerebral

http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/8-3/acidente.pdf

AVC: o que é, causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção

http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/acidente-vascular-cerebral-avc

Acidente Vascular Cerebral

http://www.sbdcv.org.br/publica_avc.asp

AVC

http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2012/04/acidente-vascular-cerebral-avc

 

 

Contato – Unidade São Paulo

Tel: (11) 2373 3352
Plantão 24h: (11) 96327 6867 Agendamentos Ambulatoriais:
(11) 98837-9918
Contato – Unidade Brasília

Tel: (61) 3550-1660
Cel:  (61) 99549-1930

Atendimento

Segunda a Sexta – 08:00 às 17h00

–  ATENDIMENTO HOSPITALAR  –

24 Horas

 

Entre em contato