Quais os principais sinais da Doença de Alzheimer?

Quais os principais sinais da Doença de Alzheimer?

O Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro, que comete as pessoas com mais idade. Por conta da patologia, as suas funções cerebrais como memória, linguagem, comportamento ficam comprometidas. Isto ocorre de forma lenta e progressiva levando o indivíduo a uma dependência para executar as suas atividades diárias.

Este é um processo diferente de envelhecimento cerebral, por conta das alterações patológicas do tecido cerebral, como a deposição de proteínas anormais e morte cerebral.

Os principais sintomas da doença de Alzheimer é, principalmente, a perda de memória e o comportamento alterado. A perda de memória neste caso é bem específica. Deve-se ficar alerta naquelas que são repetitivas e que começam a comprometer o dia a dia do indivíduo, interferindo no funcionamento das suas atividades pessoais.

Quando o Alzheimer está em um estágio inicial, a pessoa se mostra confusa e esquecida, sobretudo à memória recente, de palavras e nomes, ou seja, ela esquece de efetuar pagamentos e de tomar os medicamentos. Apesar de em alguns casos a informação acabar sendo repetitiva, o paciente pode esquecer da atividade a ser realizada, ou não lembrar do que acabou de fazer.

O declínio da linguagem também é muito comum. Inicialmente ela se apresenta com uma dificuldade em encontrar palavras e nomes. Com o avanço da doença, diminui a sua capacidade de compreensão e expressão. A percepção temporal e a orientação geográfica do indivíduo também é afetada, ou seja, ele não sabe mais se localizar no tempo e espaço.

Com a evolução do Alzheimer, os sintomas cognitivos e comportamentais, o paciente perde a capacidade de ter uma vida independente. E com isso, apresentam distúrbios de comportamento, como agitação, agressividade, irritabilidade, frustração e ansiedade. Também pode ter episódios de alucinações visuais e auditivas. Em quadros avançados, o indivíduos perde a noção de asseio pessoal e doméstico, como vestir-se e pentear-se, e pode evoluir para uma incontinência urinária e fetal.

Muito provavelmente, em um futuro próximo, haverá métodos mais concretos de prevenção. Ao menor sinal de déficit de memória ou confusão, um neurologista deve ser procurado para esclarecer o sintoma.

Contato – Unidade São Paulo

Tel: (11) 2373 3352
Plantão 24h: (11) 96327 6867 Agendamentos Ambulatoriais:
(11) 98837-9918
Contato – Unidade Brasília

Tel: (61) 3550-1660
Cel:  (61) 99549-1930

Atendimento

Segunda a Sexta – 08:00 às 17h00

–  ATENDIMENTO HOSPITALAR  –

24 Horas